segunda-feira, 5 de março de 2018

DAVID COPPERFIELD



Sinopse: Um dos pilares da literatura ocidental moderna, Charles Dickens é até hoje fonte de inspiração para muitos escritores. Seu gênio foi admirado por Tolstói, Marx, Joyce, Kafka, Henry James, Nabokov, Orwell, Cortázar, entre muitos outros. Semi-autobiográfico, David Copperfield foi publicado em forma de folhetim entre 1849 e 1850. O autor afirma, no prefácio ao livro, que, entre os inúmeros romances que publicou, este era seu filho predileto. A edição inclui textos críticos de Jerome H. Buckley, Sandra Guardini Vasconcelos e Virginia Woolf. Tradução de José Rubens Siqueira.



Descrição:
Livro: David Copperfield
Editora:  Cosac Naify
Autor: Charles Dickens
Pagina: 1312
Peso: 1.011kg

Resenha:

Confesso que sou louco por calhamaços. Quando adquire esse livro fiquei um pouco preocupado, pois eu achava que as letras seriam minúsculas e a diagramação não seria compatível para o tamanho e espessura do livro, porém fui surpreendido às letras e as diagramações são ótimas.


Muitas pessoas dão início à leitura desta obra, mas abandonam. Pois para algumas pessoas 1312 páginas é um grande desafio. Mas entendo essas pessoas que abandonam este livro depois da leitura de algumas páginas. Pois no início dele é muito lento e a leitura fica arrastada, porém em certo momento do livro a história flui e a leitura rende de tal forma, que me peguei várias vezes surpreso pelas quantidades de páginas lidas no mesmo dia.

Segundo o próprio autor Charles Dickens, David Copperfield é sua melhor obra.


Escrito na primeira pessoa, o livro trata da vida de David Copperfield, desde a sua infância até sua vida adulta. David que começa contando sua vida quando era criança o engraçado dessa fase do livro é que ele conta a história com muito humor, com palavras simples e com escárnio em todo momento. Ele começa falando de sua vida em uma cidade no interior da Inglaterra, David relata todos os seus sofrimentos e dificuldades, como vivia só com sua mãe e a sua governanta, pois o pai dele morreu antes de conhecê-lo e como Davi era muito apegada com a senhorita PEGGOTY que a sua governanta e baba.

Mas o que David não imaginava, era que é sua mãe se casaria novamente, e o escolhido para ser o padrasto de David foi o Mr. MURDSTONE, mas esse homem fez a vida do pequeno Copperfield um inferno, pois teu padrasto era um homem muito rude, rigoroso e insensível.

Nessa fase do livro David é muito detalhista, contando todas as suas dificuldades e sofrimento fala de quando seu padrasto veio morar na casa de sua mãe e trouxe com ele a sua irmã. David não gostava do seu padrasto, pois era maltratado por ele em certo momento Mr. Murdstone espanca David e com isso ele revida com uma mordida na mão do seu padrasto. Depois desse acontecimento David foi mandado para um colégio interno na Cidade de Salem House. Neste colégio ele faz alguns amigos entre eles TOMMY TRADDLES e JAMES STERRFORTH.



Morando no internato David tem que retornar imediatamente para sua casa, pois a sua mãe morre com a sua irmã recém-nascida. Com a sua volta para casa David se depara morando com o seu padrasto e com a irmã dele. Assim eles obrigam David a trabalhar engarrafando vinho. David era muito explorado pelo seu padrasto e pela irmã dele. Mas David em um determinado momento decidiu fugir e procurar a sua tia a senhorita BETSEY TRTWOOD que é irmã do seu pai, mas, para chegar até sua tia David caminha muitos quilômetros até encontrá-la. E morando com a sua tia a vida dele dá um sinal de melhora ela coloca David em uma escola e ele terminar os estudos e começa a trabalhar, quando David já estava começando a curtir a sua vida melhor, eis que chega mais uma notícia que irá abalá-lo. A sua tia perde toda a fortuna, nesse período David irá conhecer várias pessoas de índole confiáveis e duvidosas.

Durante esse período de trabalho, depois que se graduou em Direito, David começa a trabalhar no escritório de advocacia do Senhor SPENLOW, Onde ele irá conhecer Dora e imediatamente irá se apaixonar por ela, porém o seu patrão que é pai de Dora é contra o casamento deles. Isso será uma fase difícil para David. Mas o que ele não esperava era que o seu sogro morresse em um acidente e sua amada iria morar com a tia dela, mas David não conseguiria ficar distante do amor de sua vida e passou a se comunicar com Dora através de lindas cartas de amor.

Essa história de amor entre Dora e David é uma das fases mais linda do livro


Dora não é uma esposa perfeita, mas o amor deles torna esse casal perfeito, nessa época de casados à tia de David que estava desafortunada foi morar com eles. Não queria contar essa parte da história, mas terei que dizer. Depois de alguns anos de casado Dora morre e com a tristeza da viuvez, David vai passar uma temporada na Europa para passar o luto e a tristeza.

Quando David passa essa temporada na Europa, ele escreve dois livros que lhe rendeu ótimas críticas. Porém David tem que retornar para a Inglaterra, pois a sua tia resgatou toda sua fortuna.

Depois de alguns anos viúvo David se casa novamente, pois tinha descoberto que Agnes o amava. Eles foram muito felizes juntos, feliz na vida pessoal e profissional, pois David se torna um escritor de grande sucesso.



Tenho que confessar para vocês, tenho dificuldade para ler Livros Clássicos. Porém, esta livro me deixou maravilhado, que livro incrível, que história sensacional. 

Turma, vocês tem que ler este livro. Todos merecem sentir o prazer desa leitura.

Obrigado pela atenção de todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Oxente Literário . voltar ao topo