quinta-feira, 9 de junho de 2016

Os Miseráveis - Victor Hugo


Sinopse: A riqueza imagística e formal de sua lírica fez de Victor Hugo o maior poeta francês, e um dos seus mais importantes prosadores. Hugo produziu várias obras-primas, em verso e prosa. Seu monumental romance épico Os Miseráveis (2 volumes), publicado ainda quando estava no exílio, em 1862, foi um dos maiores acontecimentos literários da época, e continua a encantar leitores de todo o mundo. Romance social marcado por uma vasta análise de costumes da França do século XIX, Os Miseráveis revela uma grande complexidade tanto sob o ponto de vista da escrita como da própria trama ficcional, misturando realismo e romantismo. A obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean — o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão, até a sua morte iluminada pelo sofrimento.Os Miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político


Olá turma, como vocês estão? Hoje, como a minha primeira resenha, trago para vocês um calhamaço que foi super desafiador para mim. Trata-se do Livro Os Miseráveis, do Escritor Victor Hugo. Espero que vocês curtam .

RESENHA: Este lindo e grande calhamaço é dividido em 5 partes. É na França do século XIX que se passa essa incrível história. Entre os grandes acontecimentos: em 1815 que aconteceu a batalha de Waterloo, que representou o fim do sonho imperialista de Napoleão Bonaparte e os motins de em Paris no mês de junho de 1832, quando estudantes republicanos tentaram, em vão, derrubar o regime do rei Luís Filipe I.
A partir daqui se resulta etapas da vida de Jean Valjean, que é um homem condenado que foi liberto até sua morte. Ao redor de Jean, existirá alguns personagens que dará nomes para as variações do romance.
Os Miseráveis inicia com a história de Jean Valjean, um pai de família que foi condenado a trabalhas forçados por roubar um pão para saciar a fome de sua família. E por causa desse fato ele foi condenado a 19 anos de prisão. E ao receber a liberdade Jean carrega uma grande carga por ser ex-detento, pois, essa será a carga que deverá carregar por toda a vida. E com esse histórico de ex-detento, ele vai se deparar, com uma sociedade que não te dará nenhum apoio e todas as portas estarão fechadas para ele. E assim, a sua vida não será nada fácil. Quando Jean se ver totalmente perdido, sem nenhuma perspectiva de vida, ele encontrará uma pessoa que lhe abrirá a porta de sua residência, que será o Bispo de Digne, Monsenhor Bienvenu. É muito difícil para Jean ter uma vida digna depois de 19 anos preso, pois sua imagem, foi totalmente afetada perante a sociedade.
Ao decorrer de sua moradia na casa do Bispo Jean comete dois delitos, situações essas que ele poderá retornar para a prisão. Porém, quando Jean e abordado pelos policiais junto com os objetos furtados, o Bispo consegue livrar Jean daquela situação. Jean Valjean percebe o quão bom e generoso o Bispo é com ele, que o faz mudar, se sentido tocado com a situação ele se tornaria um homem novo.
Ao decorrer da história, Jean Valjean assumirá uma nova identidade, e passando assim a se chamar Sr. Madalene, que terá uma fábrica. Durante esse período conheceremos Fantine, uma linda jovens que foi abandonado com um filho pelo seu namorado. Ele deixou a sua filha com o casal Thénardier, e foi aventurar um emprego na fábrica de Sr. Madalene, mas Fantine tinha que enviar dinheiro para esse casal cuidar de sua filha. Porém ela estava sendo explorada, pois, o casal sempre pedia mais dinheiro. Enfim Fantine consegue o emprego na fábrica, continua assim mais e mais exploração do casal que cria a sua filha apenas 2 anos de idade. Porém, quando é descoberto que Fantine tem uma filha, ela perde o emprego, e ela fica desesperada, pois, precisa mandar dinheiro para o casal que cuida de sua pequena filha Cosette, por esse motivo Fantine se dispõe a trabalhos cada vez mais humilhantes, so para atender as explorações do casal. O que Fantine não sabe, é que a sua filha e explorada e maltratada pelo casal de cuidadores. Pois eles tem a.menina como.uma fonte de renda. Essa vida dificil de Cosette vai até os 8 anos de idade, quando acontece um grande acontecimento.
No período que Fantine trabalhava na fábrica ela é e Madalene tiveram.uma aproximação. E assim ela contou um pouco de sua história para ele. E ele a prometeu, se caso acontecesse algo com ela. Ele Madalene tomaria conta de Cosette a filha de Fantine. E com um tempo depois, Fantine veio a faleceu e como Jean havia prometido. Ele foi na cidade onde a família Thénardier morava, para buscar a filha de Fantine. Jean passou a criar Cosette e a considerá-la como filha, dando-lhe carinho e amor paterno. O tempo se passa e Cosette cresce e conhece o jovem Marius Pontmercy. Assim, toda a alegria e a segurança que Jean sente se veem ameaçadas pelo amor que surge entre os jovens. E assim segue a história. Marius e seus amigos se organizam e criam um montim e montam uma barricadas nas ruas de Paris e resistem à guarda francesa bravamente.
Jean descobre o verdadeiro amor que consiste entre Cosette e Marius e teme que o rapaz nao resista no motim; Valjean parte para as barricadas com a missão de salvar a vida do rapaz. Ao fim, o motim é posto a baixo e uma grande parte dos estudantes é morto, tornando as ruas de Paris um mar sangue; com muito esforço, Valjean consegue salvar Marius, e depois falece. Por fim, os dois jovens se casam. 
Melhor parar por aqui, para não rolar uns spoiler.

Espero que vocês tenham o prazer de ler este livro como eu tive.

8 comentários:

  1. Ainda não li. Mas ele já vai para minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li tenho interesse, se possível tem como enviar a sinopse desse livro pelo zap? Passa aê seu zap que add aqui

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li tenho interesse, se possível tem como enviar a sinopse desse livro pelo zap? Passa aê seu zap que add aqui

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro, sonho de consumo!!!

    ResponderExcluir
  5. Vai pra minha lista de livros pra ler

    ResponderExcluir
  6. Vai pra minha lista de livros pra ler

    ResponderExcluir
  7. Por enquanto eu só li a adaptação e já achei muito bom. Imagine quando eu puder ler na íntegra. Amo!

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Oxente Literário . voltar ao topo